segunda-feira, 8 de abril de 2013

Filmes Portugueses no Festival NexT


O programa deste ano do Festival NexT

traz a Bucareste curtas-metragens frescas assinadas por jovens cineastas portugueses, no âmbito das secções Competição, European Film Academy e NexT Kids.
Estão convidados a descobri-las, entre 11 - 14 de abril, nos cinemas Studio e Corso.


(Programa das projeções disponível aqui)

Os vivos também choram, de Basil da Cunha (Suiça /Portugal)
/ Secção Competição II
Zé, 50 anos, trabalha no porto de Lisboa. Olha com inveja para os navios nos quais nunca poderá viajar. Sonha ir embora, deixar a mulher, o bairro onde vivem juntos. Há muito que poupa discretamente para viajar para a Suécia. Já sabe qual é o barco no qual irá embarcar, a hora e a data da partida. Mas um dia, ao voltar do trabalho, Zé descobre que a mulher lhe roubou as poupanças para comprar uma maquina de lavar a roupa.
O sound-designer do filme, Filipe Tavares estará presente na projeção do filme e na sessão de diálogo com o público.


O Que Arde Cura, de João Rui Guerra da Mata (Portugal)/ Secção Competição III
Na madrugada de 25 de Agosto de 1988, Portugal acorda com o maior incêndio de que há memória desde o Grande Terramoto de 1755. Em Lisboa, o Chiado arde. Do outro lado da cidade, longe do fumo e do fogo, Francisco recebe um telefonema inesperado e as chamas do passado irrompem pelo seu quarto, sufocando a sua vida.


Manhã de Santo António, de João Pedro Rodrigues, Portugal / Secção European Film Academy
Manda a tradição que no dia 13 de Junho, dia de Santo António, o padroeiro de Lisboa, os namorados ofereçam vasos de manjericos enfeitados com cravos de papel e bandeirolas com quadras populares como prova do seu amor.


Ginjas, de Zepe & Humberto Santana (Portugal) / Secção NexT Kids
Ginjas, um grupo de Pássaros Pequenos atabalhoados e um Pássaro Grande maldisposto embrulham-se em peripécias onde entram em jogo várias noções – forma e cor, contorno e mancha, composição e grafismo, etc..


O Gigante, de Luís da Matta Almeida, Júlio Vanzeler (Espanha/ Portugal) / Secção NexT Kids
Um Gigante transporta no seu coração uma menina que é a sua filha. O seu coração é aberto para que caiba toda a ternura que ele tem para lhe dar. A realidade é conhecida através daquilo que o Gigante oferece a sua filha, e através das cópias das cópias que ele faz das realidades que ele desenha. Mas um dia chega o tempo da menina partir e ver a realidade por si. Ela também quer traças os seus caminhos.

Sem comentários: