quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Aquedutos de Portugal - Exposição de fotografia, de Pedro Inácio, 16-28 de outubro


Terça-feira, 16 de Outubro de 2012, às 17.30, Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, junto da Fundação Cultural "Elena Surdu-Stanescu" e do Museu Nacional de História da Roménia irão inaugurar a Exposição de fotografia "Aquedutos de Portugal", da autoria de Pedro Inácio, na Sala Lapidarium do Museu.

O projeto realizado a Bucareste através de Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e da Fundação Cultural "Elena Surdu-Stanescu", em colaboração com o Museu Nacional de História da Roménia, é mais do que uma exposição de fotografia: insere-se no diálogo artístico iniciado em 2011 no Museu da àgua de Lisboa, através da exposição de escultura "Imagens de amor" de Elena Surdu-Stanescu (escultura) e de Georgeta Grabovschi (pintura), organizada pelo Instituto Cultural Romeno.
Constrói-se, assim, uma via de comunicação entre expressões artísticas diferentes, aproximadas pela abertura para a colaboração.

Os aquedutos, uma presença natural em Portugal, não são uma referência no panorama da Roménia. É por isso que as fotografias de Pedro Inácio constituem um convite para descobrir como é que estes foram criados e como depois as cidades cresceram em volta deles. A exposição propõe uma viagem diferente por Portugal uma perspetiva mais complexa, que se dirige tanto aos interessados pela história, como aos interessados pelo específico lusitano.

Este património cultural, pela primeira vez exposto internacionalmente, evidencia os monumentos ligados à história de arte e ao abastecimento de água em Portugal construídos, predominantemente, entre os séculos XVI e XIX.
A sua localização geográfica, determinante no percurso e na tipologia de cada uma das estruturas em referência, é apresentada de norte para sul do país.

Através deste trabalho fotográfico, pretende-se estudar os aquedutos portugueses e simultaneamente homenagear todos responsáveis (nacionais e estrangeiros) intervenientes na sua construção, destacando a arte e o engenho de tão singular legado histórico e cultural. (Pedro Inácio)

Pedro Inácio é Coordenador do Museu da Água da EPAL e Vice-Presidente da APOM- Associação Portuguesa de Museologia.
Em 2005, realiza a suas primeira exposição individual, no Museu do Pão, em Seia.
Até ao presente, tem apresentado o seu trabalho, individual e colectivamente, em diversos espaços culturais (bibliotecas, castelos, galerias, museus, mosteiros), no país e no estrangeiro.
Realizou mais de trinta exposições dedicadas às seguintes temáticas (água, arte Sacra, aquedutos, cegonhas, pão e pedras).
A partir de 2011, tem realizado diversas exposições itinerantes sobre os Aquedutos de Portugal, nomeadamente nas ruínas romanas de Milreu, no Algarve, no Convento dos Remédios, em Évora, na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, no Convento Cristo, em Tomar e na Casa da Cultura de Elvas.
Em 2011, foram publicados dois livros da sua autoria: “ O Silêncio das Cegonhas”, com o seu irmão Carlos Inácio e “Aquedutos de Portugal, arte e património”, editado pela EPAL.

A exposição estará patente entre 16-28 de Outubro de 2012, na Sala Lapidarium do Museu Nacional de História da Roménia e poderá ser visitada de terça-feira até domingo no intervalo 10.00 - 18.00. O custo de um bilhete (com acesso a todo o Museu) é de 4 lei.

Sem comentários: