sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia Nacional de Portugal (Dia de Camões) - 10 de Junho



A música folclórica portuguesa chega à Roménia 

Por ocasião do Dia Nacional de Portugal, a Embaixada de Portugal oferece pela primeira vez ao público romeno dois espetáculos de música folclórica portuguesa, dados pelo grupo Falta Um.



  • Muzeul Taranului Român acolhe o primeiro espetáculo sábado, 9 de Junho, às 18.00.
  • O Castelo Bran receberá o segundo espetáculo no domingo, 10 de Junho, às 15.00.

A entrada aos concertos é livre.

Os cantes específicos de Alentejo cumprem um ritual antigo e riguroso, tanto de ponto de vista vocal, como da coreografia. Representados geralmente por coros masculinos, sem acompanhamento instrumental, de origens remotas e obscuras, os cantes alentejanos são uma das mais valiosas expressões de arte popular portuguesa. Pelo carácter único e duradouro, chegaram listados entre os candidatos ao Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
O grupo Falta Um vem de Melides, uma pequena aldeia à beira do oceano, privilegiada pela natureza e rica em vestígios históricos. Os doze homens que compõem o coro cantam juntos há cerca de seis anos e são conhecidos nos festivais de música popluar de Alentejo.
Venham ouvir os cantes alentejanos a Bucareste (9 de Junho) e Bran (10 de Junho). O grupo Falta Um traz da beira do oceano ecos da cultura tradicional portuguesa, mantendo-a viva e tornando-a conhecida.
A Embaixada de Portugal agradece os colaboradores que acolhem os concertos da Roménia: Muzeul Taranului Român e o Castelo Bran.
Esta iniciativa foi realizada com o apoio do patrocínio oferecido por Millennium Bank.

Sem comentários: